Portal Tupanatinga: Conselho de Desenvolvimento debate implantação da Feira de agricultura familiar em Tupanatinga

Postagem em destaque

sábado, 5 de agosto de 2017

Conselho de Desenvolvimento debate implantação da Feira de agricultura familiar em Tupanatinga

 Serão comercializadas frutas, verduras e hortaliças sem agrotóxico. Vendas acontecerão todas às sextas feiras , ao lado do ginásio novo.


O Conselho Municipal  de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) Tupanatinga, reuniu-se   para debater sobre a implantação em nosso Município, da feira de produtos da Agricultura.  A reunião aconteceu, nesta quinta-feira, dia 27, a partir das 10 horas, no conselho de Desenvolvimento comunitário Rural de Tupanatinga e contou com todos conselheiros associados e parceiros como representantes do Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Caritas, IPA, Sindicatos dos Trabalhadores Rurais, SEBRAE e Secretaria municipal de Agricultura. Também estiveram presentes representando a Câmara de Vereadores, José Carlos de Lima e Gilsa Teixeira Minervino.


Durante a reunião, o representante da secretário Municipal de Agricultura, Marcos Marinho, fez uma exposição sobre um projeto Feira livre da Agricultara Familiar. 
Na feira serão vendidas  frutas, verduras e hortaliças, todas sem agrotóxicos e com preços populares. Entre os produtos à venda no local, estão a macaxeira, banana, o feijão, o coco, a goiabada, a acerola, entre outros.
Responsável pela produção de alimentos, energia, fibras, entre outras matérias-primas, a agricultura familiar tem forte participação na manutenção da sociedade. Porém, como muitos outros setores, carece de apoio para seu crescimento e desenvolvimento.A representante do SEBRAE falou da importância deste projeto para a comunidade que além  da oferta de bons produtos , gerará emprego e renda para a comunidade e a parceria do SEBRAE dará consultoria necessária para o aprimoramento do novo empreendedor. Também falou da parceria recentemente firmada  com a Prefeitura, onde  o produtor rural receberá capacitação sobre o melhoramento genético e assim poder melhorar a qualidade e quantidade da criação para o fortalecimento da bacia leiteira do municio.   
       João Santana, Zootecnista,Extensionista Rural do IPA, falou sobre o publico alvo do projeto e as documentação necessária para inscrição, também comentou sobre a contribuição do IPA  no projeto FEIRA LIVRE DE AGRICULTURA FAMILIAR. Também falou da sua expectativa em relação a condução do projeto e o que ele representa para melhoria da oferta de produtos alimentar  para a comunidade e o fortalecimento da renda do pequenos agricultores do Município. 

Representando o Banco do Brasil, o Gerente Marcos Antonio Britto, parabenizou o Conselho, a Secretaria Municipal de Agricultura e ao IPA por estares a frente deste projeto e buscando parceria e apoios para implementação. Quanto a Parceira do Banco, falou que estará a disposição e buscará dentro das normalidades ações que possam contribuir para que esta ação tão inovadora  possa ser concretizada e atender a a necessidade da comunidade consumidora quanto aumentar a renda da população rural. Falou ainda sobre as linhas de créditos disponíveis  e da necessidade do produtor rural está em dias com sua documentação, como A DAP, ficha sanitária,  escritura e IR. etc.

O Represante das Caritas, Ricardo,  também marcou presença no encontro enaltecendo a iniciativa da implantação da Feira em Tupanatinga, e para animação do encontro informou a contemplação do municio  de 170 cisterna. Lembrou aos associados da necessidade da participação de todos no 4º encontro de Agricultura Familiar em Pesqueira , 04 de agosto. Parabenizou ao Conselho pela boa condução dos trabalhos, saudando a todos desejando sucesso no novo desafio.  
Representando a Câmara Municipal de Vereadores marcaram presença os Vereadores Carlinho de Idelfonso e Gilsa Teixeira Minervino 


Para implantação do Projeto Feira Livre da Agricultura familiar é necessário a criação e aprovação da Lei  Municipal na Câmara. O Vereador Jose Carlos de Lima e Gilsa Teixeira são  represantes da Câmara nas reuniões do Conselho e ficará a cargo deles,   a apresentação do projeto na câmara. 
A Vereadora Gilsa, presente na reunião, reforçou as palavras do colega e disse está a disposta para defender o Projeto.


Na oportunidade os Vereadores junto com o Presidente do Conselho Antonio Neto, solicitaram do grupo indicação do local para realização da feira e por unanimidade  escolheram o espaço ao lado do Ginásio Novo.
Para Gilsa, está na hora de fazer algo para que a população produza alguma 

coisa e e a nossa comunidade seja de fato beneficiada .











por Edimilson
fotos: Edimilson

Nenhum comentário:

Postar um comentário