Portal Tupanatinga: IGREJA BATISTA EM TUPANATINGA REALIZA AÇÃO SOCIAL NAS COMUNIDADES CARENTES DO MUNICIPIO.

Postagem em destaque

quinta-feira, 30 de março de 2017

IGREJA BATISTA EM TUPANATINGA REALIZA AÇÃO SOCIAL NAS COMUNIDADES CARENTES DO MUNICIPIO.

PROGRAMA – ASSITÊNCIA MÉDICA PARA SUA FAMÍLIA

Entre os dias 24 á 27 de março a IGREJA BATISTA EM TUPANATINGA, situada no Bairro Novo Horizonte, Tupanatinga-PE, através do MCB-BRASIL, (Ministério Centrado na Bíblia no Brasil), e tendo como apoio as secretárias de: Saúde, Educação, Assistência Social, Programa Mãe Coruja e a Prefeitura Municipal. Realizou o ProgramaAssistência Médica Para Sua Família, no qual contou com a participação de uma equipe composta por 02 Médicos clínicos geral, (Dr. º William J. Browm, mais conhecido como “Dr. º Bill” e a Dr. ª Ashley Nicole Alderfer), 01 Enfermeira Chefe Debra L. Mattson todos da Cidade da Filadélfia do estado norte-americano da Pensilvânia e 06 pessoas da Cidade Recife. Além destes, também, teve a participação especial, da Dr. ª em odontologia Gabriela Ferro, onde na ocasião realizou atendimentos e palestras educativas de higiene bucal para crianças.
Agregados aos atendimentos médicos, também realizou-se palestras e evangelismo pessoal em cada localidade por onde o programa foi realizado. 


·         Localidades onde foi executado o Programa:
O programa foi desenvolvido através de um cronograma de atividades pré-estabelecido do qual teve como critério de avaliação as condições socioeconômicas dos espaços geográfico do município. Entre os contemplados estavam o Bairro Camila (Fundec), que teve seu atendimento realizado na sexta-feira do dia 24 do mesmo mês, no PSB, onde na ocasião foram atendidos e medicados entre crianças e adultos aproximadamente 150 pessoas. No dia seguinte, sábado, o programa esteve instalado na Escola Presidente Tancredo Neves do Povoado Boqueirão, de onde foi conseguido atender um número significativo de pacientes que ultrapassou a casa de 250 pessoas, portanto, devido ao grande número de pacientes á serem consultados o atendimento clinico teve que se estende ate as 21:30 da noite.
Já no domingo, estiveram no PSB do Povoado da Mata Verde, pelo fato de os atendimentos fora reduzido para apenas um turno, ainda assim, conseguiram atender entre crianças e adultos um número aproximado de 100 pessoas.
E, para fechar o cronograma de atividades na segunda-feira dia 27, ficharam os atendimentos clínicos no Templo (sede), da Igreja Batista no Bairro Novo Horizonte, também o horário reduzido para apenas o turno matutino, ainda assim conseguiram atender um público geral de 70 pessoas.  
Contudo, concluídos os trabalhos conseguiu-se alcança um público que
Ultrapassou o teto de 500 pessoas das quais não somente fora assistida através da consulta médica, mais todos quantos foram examinados saíram das clinicas com medicamentos, (antibióticos, anti-inflamatórios, vitaminas, e etc.), conforme, as necessidades fisiológicas detectadas através dos exames previamente realizados.
Mais, não somente isto, através das ações socioeducativa e religiosa que fora realizada durante todo o período que o programa esteve em virgo em Tupanatinga. Deu-se para perceber que gerou grande repercussão popular pela forma que os trabalhos foram realizados, uma vez que todo o contato que a equipe medica norte americana teve com seus pacientes fora preciso a intervenção de 02 tradutores integrantes da equipe para que houvesse a comunicação direta entres os médicos e os pacientes que estavam sendo examinados. Além do mais, foi possível promover entre as comunidades alcançadas a inclusão social, o respeito e a valorização do pessoal no âmbito cultural, socioeconômico e a dignidade humana. Fatores necessários que norteiam a vida do ser humano.
Portanto, no contexto social, em que a população brasileira se encontra, onde muitas das vezes o serviço público não oferece á plenitude dos direitos cívicos, ou não comportar a grande demanda da procura, ora pela deficiência e ineficaz do próprio sistema único de saúde, ora pelo descaso das politicas e gestão pública. A Igreja com uma Instituição de caráter religioso, mais também, que dotasse de ente jurídico, adota uma postura de órgão, um instrumento social da qual tem cuja missão, finalidade contribuir para o desenvolvimento da comunidade, (em que esta inserida), através de parcerias com os demais órgãos (secretárias e ministérios), da gestão pública e seus pares. Agindo desta maneira, Ela, não somente, estará desempenhando o seu papel como pessoa jurídica, constituída por Lei, mas, estará realizando sua missão aqui na terra, ser “Sal e Luz no Mundo” (Mt. 5.14), analogia que Jesus, o filho de Deus, relatou.
Portanto, “ser sal”, no tempo e na sociedade em que Jesus viveu, tinha um sentido, um significado, uma importância bem maior, pois em um período onde não existiam instrumentos sofisticados para armazenar e conserva os alimentos, o sal tornará o principal elemento de conservação. Do mesmo modo é deve ser e agir a igreja, (Etimologicamente, palavra grega ekklesia que significa para fora, e klesia, que significa chamados, ou seja, “chamados para fora”, termo usado entre os judeus para designar a assembleia geral do "povo do deserto"), como o sal, preservar os valores que norteiam a vida humana em sociedade. E por ultimo “Luz do Mundo”, cuja missão é tornar claro, eminente a vida humana, libertando-o de toda ignorância, “cegueira” e da escuridão que o impede de enxerga á “Luz da Razão”.                       




























Fotos e Texto: Pastor Marcio da Igreja Batista em Tupanatinga

Nenhum comentário:

Postar um comentário