Portal Tupanatinga: Tupanatinga terra das Águas

Postagem em destaque

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Tupanatinga terra das Águas




Tupanatinga tem que acordar e usar esse recurso tão abundante, para produzir alimentos, atrair indústria e gerar emprego e renda para o seu povo. (Joao Santana)

 
João Paulo Peterson de Santana-
 Extensionista Rural


O município de Tupanatinga é conhecido em toda região como uma terra rica em um recurso natural cada vez mais raro “Água Potável”. Todos os dias saem em média 150 a 200 carros pipas, cada um com uma média de nove mil litros, o que equivale a 1.800.000L (Um milhão e oitocentos mil litros) de água por dia para abastecer a zona rural do próprio município, para municípios vizinhos como Itaíba, Arcoverde e até algumas localidades no estado vizinho das Alagoas. Toda essa água destinada amatar a sede de serres humano e animais.
Porém, observamos que mesmo sendo rico neste recurso tão essencial às atividades agropecuárias, Tupanatinga não reverte essa riqueza em produção de alimentos, seja para seus habitantes, seja para os animais.  A maior parte das frutas e legumes comercializados em nossa feira livre vem de outros municípios como Buíque, Ibimirim, Manari inajá, os quais não têm tanta disponibilidade de água quanto o nosso, e mesmo assim são grandes produtores de alimento. Geradores de renda.
Diferente de Tupanatingaonde a maior parte da água subterrânea é destinada ao abastecimento por carros pipasaos municípios vizinhos, em Inajá e Manaria maior parte da água capitada por meio de poços artesianos é destinada à irrigação para produção de alimento para homens e animais o que gera emprego e renda nestes municípios.
Um grande exemplo é o município de inajá que soube como utilizar bem o recurso das Águas subterrâneas para atrair grandes empresas geradoras de empregos e renda. Hoje, em Inajá estão instaladas duas indústrias. Uma do seguimento de produção de Bebidas, refringentes e sucos processados, e uma unidade da maior produtora de melão do mundo, a Agrícola Famosa. As duas juntas geram uma média de 300 empregos diretos, além de movimentar o comércio local com a compra de insumos, gerando arrecadação fiscal.
Tupanatinga tem que acordar e usar esse recurso tão abundante no município, a água, para produzir alimentos e atrair indústrias para gerar empregos, sair desta passividade, pois enquanto a prefeitura figurar como principal empregador do município, nunca alcançaremos o crescimento desejado. Devemos exigir do poder público municipal políticas de atração de empreendimentos industriais para geração de empregos, acabando com o círculo vicioso de usar os empregos públicos como moeda de troca por votos, prática comum nos períodos eleitorais, e explicação para a falta de vontade do poder público. Pois quanto menos empregos gerados no município maior a mendicância por um emprego público, o popular contrato.

João Paulo Peterson de Santana- Extensionista Rural


























Nenhum comentário:

Postar um comentário