Portal Tupanatinga: ARTUR FLOR DE SOUZA, O CONSTRUTOR QUE DEU VIDA E FORMA A NOSSA CIDADE

Postagem em destaque

domingo, 2 de outubro de 2016

ARTUR FLOR DE SOUZA, O CONSTRUTOR QUE DEU VIDA E FORMA A NOSSA CIDADE


Artur flor de souza
Artur Flor de Souza foi o terceiro prefeito eleito de Tupanatinga, os dois que o antecederam Jaime de Melo Galvão e Lourenço Alves de Souza, desempenharam seu papel na questão de institucionalizar o município, colocá-lo em funcionamento: Instalação da prefeitura, câmara de vereadores, organizar coletas de imposto, serviços de saúde, segurança pública, delegacia, educação do município e vários outros serviços que deram o impulso inicial, como estradas, aquisição de ambulância, caçamba, caminhão, calçamentos etc.
Artur Flor de Souza, Filho de família tradicional do sertão do Pageú, boa formação militar e de grande influência política no Estado, aposentado e com muita disposição. Além do apoio político do principal líder da Cidade, Jaime de Melo Galvão, O Tenente Artur, como era assim chamado, já tinha conquistado o carisma da população, ou seja, este Homem já estava predeterminado para erguer de fato a cidade que aindacapengava  após 13 anos de sua emancipação política, sem infra-estrutura, água potável, telefone, falta de investimento para impulsionar o desenvolvimento econômico e a cidade crescer.
E após tomar posse, com seu vice-prefeito Odilon Teixeira, caiu em campo, articulou, trabalhou e deixou a cidade em pé, bem administrada, água potável nas torneiras, telefone, instituição bancaria, educação, emprego, patrimônio público em bom estado de conservação, dinheiro bem aplicado em saúde, transporte e educação e muito dinheiro em caixa para que o seu sucessor continuasse a ampliasse as ações de melhoria para o desenvolvimento da Cidade. Suas ações, obras e o zelo para com o patrimônio público do Município foram marcas que ficaram e ficarão para sempre na memória do povo.
ARTUR FLOR DE SOUZA nasceu em 11/08/1917, na fazenda Algodões, distrito de Nazaré do Pico, Município de Floresta PE, filho de José de Souza Ferraz e Úrsula Luciana Flor, onde viveu sua infância e adolescência. Ingressou na Policia Milita, trabalhou em diversas cidades, entre elas Tupanatinga, fez muitos amigos entrou para a política através  do  convite  do ex-prefeito Jaime de Melo Galvão para fazer parte de sua  Chapa como  vice prefeito, onde depois foi seu sucessor.  
      Eleito Prefeito, em 1976 com o mandato de 1977 a 1982, que teve duração de seis  anos. Politico sério, honesto e trabalhador,como tinha uma formação militar usou parte deste conhecimento em sua Administração. Cumpria horário de expediente na Prefeitura, fiscalizava as obras e fazia questão de acompanhar o andamento de todas pessoalmente, muito rigoroso com os bens públicos, tanto que, para uso pessoal era sempre em seu próprio carro. 
Em sua gestão a Câmara de Vereadores em era formada por sete componentes, sendo eles:Alexandre Miguel de Lima, Amaro Severiano Pereira, Cícero Belizário da Silva, José Emídio Neto, José Galvão da Silva, José gomes da Silva e Lourenço Alves de Souza Sobrinho
       Durante seu mandato trouxe muitos benefícios para o nosso município, sempre preocupado com as necessidades da população, buscava junto aos Deputados que apoiava;  ao Governador do Estado o Sr. Marco Maciel e ao Senador  Nilo Coelho, de quem era amigo.

_ Em menos de dois anos da sua posse, conseguiu instalar o serviço de abastecimento d’água encanada pela Compesa, até então usava-se de uma pequena cacimba, a tão conhecida cacimba de  Camila;
_ Posto Telefônico da Telpe (Telecomunicações Brasileira S.A.), onde a nossa população pode comunicar- se com restante do mundo.


_Uma Agencia do Banco do Brasil, pioneira em nossa região, dando um impulso econômico em nossa cidade, onde em media 08 (oito) municípios foram beneficiados com o serviço do Banco do Brasil de Tupanatinga, entre eles: Águas Belas, Buíque, Ibimirim, Inajá, Itaíba, Pedra, Venturosa.
_ Construção da Unidade Mista Santa Clara (Maternidade);
_ Construção de 20(vinte) escolas naZona Rural e Distritos. Entre elas a do Sitio Canela, Laranjo, Viana, Lopes, boqueirão, mata verde, cabo do campo.
_ Conseguiu 72 (setenta e dois) contratos efetivos para Professores estaduais e funcionários da Saúde.
_ Calçamento de diversas ruas
_Construção e reforma de estradas na Zona Rural, ondesempre estava visitava para verificar a real situação das mesmas.
_ Adquiriu diversos carros, patrol, enchedeira, caçamba, etc.
No final do seu mandato e quando foi entregar a seu sucessor deixou dinheiro no cofre da tesouraria e deposito bancário no montante de R$ 9.364.632,64. (Nove milhões, trezentos e sessenta e quatro mil, seiscentos e trinta e dois cruzeiros,sessenta e quatro centavos.), mesmo os repassesdos Governos Federal e estadual,  daquela época serem bem inferiores ao nosso tempo.

 Yonha Tupanatinga, 17/08/2016 
 






















Nenhum comentário:

Postar um comentário